quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Por que mulheres devem treinar os membros superiores?

Escrevo o texto a seguir especialmente pra você, menina, que vai na academia:

Mulheres vivem me perguntando "Ah, porque eu devo treinar os braços?" e muitas coincidentemente sempre faltam no dia do treino da parte superior. Outras até fazem aquele treino "mandraque", só pro professor não encher o saco. Eu sei, vocês não querem ficar musculosas, não é? É feio, é masculino, bla bla bla.


Garotas, vamos por partes: Primeiro, ninguém vai virar o He-Man por fazer 3 séries de rosca direta. Além do fato de que nem todo treino é voltado para hipertrofia, você pode perguntar pra qualquer rapaz na academia o quanto ganhar 1 centímetro que seja nos braços é difícil.

E mesmo que vocês quisessem, eu tenho uma má notícia: Vocês nem produzem testosterona o suficiente pra isso. Mulheres não tem tendência a ganhar massa muscular, até porque, biologicamente a função de vocês não é ter força física. Não se esqueça que por mais que você seja uma mulher do século 21 e use um smartphone a cada 30 segundos, você ainda está sujeita as leis da natureza.

"Ah, mas a fulana que sai na capa das revistas de Fitness tem braços enormes, maiores que o seu aliás!" - é verdade. Mas aquilo só aconteceu depois de muito anabolizante, suplementos o suficiente pra alimentar um povoado na África e uma vida dedicada a isso ("vida" que se resume em praticamente não viver por causa do treino).

"Mas então pra que eu vou treinar se não vai acontecer nada?" - você pergunta. Mas eu nunca disse que não vai acontecer nada. Muitas coisas vão acontecer, e todas boas. Primeiro, você não vai querer ter pernas lindas e braços flácidos, ou vai? Mulheres tem tendência a acumular gordura nos braços (especialmente no tríceps). Se você não der um estímulo, cedo ou tarde isso aparece.

Depois, o que acho que mais vai lhes interessar: Postura e simetria. Se você não treinar a parte superior (incluindo costas, peito, abdomem, enfim), e pra piorar treinar só os membros inferiores, você corre sérios riscos de ter problemas posturais. Você não vai querer ficar corcunda e desfilar suas lindas coxas malhadas em Notre Dame, vai? Eu imaginei que não.

E pior: Muitos exercícios de membros inferiores dependem de alguma força da parte superior para serem bem executados. Se você não estiver com a parte de cima em dia, você pode acabar se machucando feio em exercícios como o agachamento, por exemplo. Já pensou se você racha no meio? Tô até ouvindo o barulho já: Pléc!

Ah, e pra vocês que são jovens isso pode entrar por um ouvido e sair pelo outro, mas é o mais importante. Todo mundo sabe os benefícios da musculação além da estética, ou devia saber pelo menos. É ótimo diminuir as chances de ter osteoporose, diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas. Então porque não aproveitar ao máximo os benefícios do negócio?

Em tempo: Eu usei a imagem da Blue Mary nessa postagem por um motivo muito importante. Eu sou fã, mas nunca consegui nenhuma postagem em que fizesse sentido colocá-la. E sim, eu escrevi esse texto inteiro só pra ter uma desculpa.





Um comentário:

Postagens mais visitadas